domingo, 17 de junho de 2018

Centenário do Caça-Minas Augusto de Castilho

Inteiro postal circulado de Lisboa para Angra do Heroísmo, com carimbo comemorativo de 17/05/2018.

No final da guerra, tendo como comandante o primeiro-tenente Carvalho Araújo, recebeu a missão de escoltar o vapor N/T S. Miguel, da Empresa Insulana de Navegação, de partida do Funchal para Ponta Delgada, nos Açores, com 206 passageiros a bordo
Tendo zarpado a 13 de Outubro, na velocidade de cruzeiro de 9 nós, às 06h15 do dia 14 ouviu-se o primeiro tiro contra o vapor N/T  S. Miguel, disparado pelo submarino alemão U-139. Para protegê-lo, o Augusto de Castilho avançou directamente sobre o submarino alemão, passando a receber o fogo inimigo e dando tempo ao vapor S Miguel para se distanciar. Após várias horas de combate, com vítimas fatais no convés, a artilharia danificada, a munição quase esgotada e tendo perdido a telegrafia e as máquinas, o navio imóvel, rendeu-se. Um último tiro do submarino, entretanto, vitimou fatalmente o comandante Carvalho Araújo.
O caça-minas foi afundado pelos alemães. Um salva-vidas com 35 sobreviventes, conseguiu atingir, em quarenta e oito horas, a ilha de Santa Maria e  um bote com 12 náufragos alcançou a Ponta do Arnel, na ilha de São Miguel, no dia 20 de Outubro de 1918.


Sem comentários:

Enviar um comentário